Marisete Kazimirski
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COMO TER UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA​

Uma das competências humanas mais importante é a comunicação. Para sobrevivermos em sociedade precisamos nos comunicar de maneira escrita e falada (comunicação verbal) ou através de gestos e expressões (comunicação não verbal).

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​Utilize a empatia como aliada para se comunicar: entenda que o outro é outro. Tem outro cérebro, outras dores, outro sentimento...

Empatia é construir pontes ouvindo os outros para que possamos nos aproximar.
  • Não fale quando apenas um gesto é o suficiente;
  • Não ouça o que pode lhe prejudicar;
  • Não suponha nada, antes disso pergunte!

O mundo seria um lugar muito melhor se conseguíssemos falar com assertividade. Cito a famosa frase:

“Se você não viu com seus próprios olhos, nem ouviu com seus próprios ouvidos, não deixe sua mente inventar coisas para sua boca espalhar.” Desconhecido


Sempre que alguma informação chegar até você, antes de passar adiante, faça as perguntas a seguir:

O TRIPLO FILTRO DE SÓCRATES

Essa é uma técnica que pode tornar a sua comunicação ainda mais assertiva.

  • VERDADE: O que vai dizer é verdadeiro?
  • BONDADE: O que vai dizer é bom?
  • UTILIDADE: O que vai dizer é útil para quem receber essa informação? 
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Pense quantos problemas de comunicação e relacionamentos seriam evitados se utilizássemos com precisão esse Filtro de Sócrates.

Muitas vezes nos intoxicamos com informações falsas, maldosas e sem utilidade nenhuma para nossa vida.

Se o que você pretende dizer não é bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer?
​


Para ter sucesso profissional a sua comunicação precisa ser assertiva. Por isso, a seguir compartilho quatro variáveis que vão ser a virada de chave para a sua forma de se comunicar: 

COMO TER MAIS ASSERTIVIDADE NAS COMUNICAÇÕES

FALAR CERTO:
  • O que você pretende dizer? 
Seja claro; exponha o seu ponto de vista; tenha a informação completa e correta.

NA HORA CERTA:
  • Quando você pretende falar? 
Tome cuidado para não ser inoportuno. Sempre reflita se o momento é adequado para o que você quer dizer.

DO JEITO CERTO:
  • Como você pretende falar?
Procure usar as melhores palavras e também cuide da entonação da voz, para não parecer grosseiro ou ser mal interpretado. Utilize a empatia de se colocar no lugar do receptor da mensagem.

PARA A PESSOA CERTA:
  • Para quem você pretende falar?
Procure passar a informação para a pessoa que pode lhe auxiliar a resolver o problema, desse modo, você evita que “conversinhas” se proliferem prejudicando a sua imagem pessoal.​

​Espero sinceramente que essas técnicas te ajudem a tornar sua comunicação muito mais assertiva. 




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MARISETE KAZIMIRSKI

​​​Marisete é Master Coach e Especialista em Hipnose Ericksoniana aplicada ao Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. 
Sua missão como COACH é despertar nas pessoas o seu potencial máximo para que elas alcancem seus objetivos tanto no âmbito profissional como pessoal.

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