10 ERROS QUE PREJUDICAM O SUCESSO
Será que você está cometendo algum desses erros?
Quando estamos em uma organização, todas as nossas atitudes são observadas e se estamos cometendo algum erro isso acaba comprometendo nosso sucesso profissional. Procure avaliar como o seu comportamento está sendo aceito pelos demais e o que você pode fazer para melhorar a cada dia. Segue uma lista de erros que podem prejudicar o seu sucesso. 1. Fazer fofoca Procure não se envolver nessas questões e quando você for alvo de fofoca chame a pessoa para uma conversa procurando esclarecer a situação. Se julgar necessário, relate a situação para a sua liderança que vai lhe orientar sobre a melhor decisão a fazer. 2. Rejeitar o trabalho em equipe Existe pessoas que preferem trabalhar de maneira individual, que não conseguem tanta interação social. Porém, isso acaba sendo visto de maneira negativa por parte dos outros colaboradores. Procure ao máximo se socializar, esteja junto, participe. Pessoas que não estão dispostas a colaborar com os colegas são vistos como um elo quebrado. 3. Ser antipático (a) A antipatia é outro erro comum que acaba gerando o afastamento da equipe. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Procure agir com naturalidade, educação e respeito com os demais. 4. Deixar conflitos pendentes Esse é um dos piores equívocos em uma equipe. Quando você estiver em alguma situação conflitante, procure expor a sua opinião e não deixe os conflitos acumularem. Pois do contrário, chegará um dia em que os problemas serão tantos que você “explodirá” com a equipe. É importante que você exponha a sua opinião sobre qualquer tipo de problema referente ao trabalho como dúvidas sobre decisões, responsabilidades que não foram compreendidas, desentendimentos com colegas, entre outros. 5. Ficar de cara fechada Esta postura gera desgastes desnecessários. As pessoas não sabem o que aconteceu com você e é natural que elas se sintam mal em uma situação como esta. Não deixe o mal humor estragar o seu convívio profissional. 6. Deixar de cultivar relacionamentos Em uma organização você pode cultivar relacionamentos. Amizades no trabalho são excelentes pois tornam o nosso dia muito melhor. O relacionamento interpessoal no trabalho pode lhe auxiliar a construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. Mas tome cuidado para não ultrapassar os limites que envolvem uma relação profissional. Em algumas ocasiões acabamos relatando nossa vida, contando inclusive informações pessoais. E se a amizade não for verdadeira, pode ser que em situações conflitantes todas essas questões venham à tona e isso pode comprometer a sua imagem profissional. 7. Não ouvir os colegas É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas ideias e soluções. Existe pessoas prepotentes que dificilmente levam em consideração a opinião dos outros. Compartilhe, troque ideias e ouça as pessoas. Quando você compartilha uma ideia também acaba tendo a chance de ampliar sua percepção sobre um determinado assunto. 8. Não respeitar a diversidade Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não se trata apenas de cor, raça ou religião, mas inclusive da diversidade de opinião. Tenha jogo de cintura em uma situação assim e aceite que ninguém é obrigado a concordar com todas as tuas opiniões. 9. Ficar nervoso (a) com a equipe Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho e quando deixamos os conflitos acumularem as situações podem fugir ao nosso controle. Se você sentir que está em uma situação em que os nervos estão alterados, prefira deixar a conversa para uma outra ocasião, para que você tenha a oportunidade de refletir e consiga ser racional para não tornar o fato ainda mais tenso. 10. Conjugar o verbo na 1ª pessoa (EU) Eu consegui! Eu fiz! Eu alcancei! Quando você está em uma organização o trabalho é construído dia a dia por uma equipe. Comece a conjugar o verbo no plural: Nós conquistamos! Nós realizamos! Nós concretizamos! Isso atrairá as pessoas para perto de você. Reflita se esses erros estão acontecendo em sua empresa. Procure evidenciar o que você pode começar a fazer para mudar essas situações. Lembre-se “nada muda se eu não mudar”. |
MARISETE KAZIMIRSKIMarisete é Master Coach e Especialista em Hipnose Ericksoniana aplicada ao Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
Sua missão como COACH é despertar nas pessoas o seu potencial máximo para que elas alcancem seus objetivos tanto no âmbito profissional como pessoal. SIGA A MARISETE
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